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Postado em 27 de Agosto de 2020 às 14h33

Qualidade, por que gerenciar?

Gestão da Qualidade (7)
QUALIDADE, por que gerenciar?

Definindo de uma forma geral e simplificada
é a condição mínima em satisfazer os clientes e, esta deve permear toda organização e não ficar restrita à algumas áreas como, produção. A Gestão da Qualidade deve ser encarada como uma ferramenta para a melhoria dos resultados. Não é suficiente um item ser produzido de acordo com suas especificações, se o projeto não atende às necessidades dos clientes, é necessário integrar as diversas ações nas mais variadas áreas e de forma não isolada, para que estas conduzam a empresa à competitividade duradoura. Uma das características principais da gestão da qualidade é sua relação com a consecução dos objetivos/metas estratégicos da empresa. Rapidez e complexidade exigem da empresa a capacidade de antecipar as necessidades futuras de seus clientes-alvo, o que confere um caráter estratégico às atividades relacionadas à obtenção da qualidade. Portanto para gerenciar se deve:
Criar e disseminar o propósito e os valores da organização para as partes interessadas;
Aprender e adotar uma filosofia que sirva para todos;
Deixar de depender da inspeção para atingir a qualidade, o problema está no processo e não no produto;
Tomar a decisão sempre em dados e fatos;
Melhorar constantemente o sistema de produção e prestação de serviço,
será sempre a palavra-chave. Todo produto deve ser encarado como parte de um todo;
Instituir o Treinamento para destacar as habilidades, treinamento deve ser visto como um sistema de capacitação;
Ensinar e instituir a liderança, líderes devem entender os processos que gerenciam. Um líder é treinador e conselheiro;
Conduzir sem medo e pressão, criar confiança e clima harmônico na organização;
Otimizar em conjunto os objetivos e propósitos da empresa, os esforços das equipes, departamentos precisam trabalhar juntos, equipes multifuncionais;
Eliminar exortações (slogans) para a força de trabalho, estar dentro do alcance das metas e objetivos;
Aprender a instituir métodos de melhorias, descobrir as capacidades dos processos e como melhorá-los;
Criar condições para que todos possam se orgulhar do seu próprio trabalho, evitando medidas de desempenhos imprecisos e inadequados;
Promover a educação e autodesenvolvimento à todos, estimular a formação e o autoaprimoramento das equipes;
Tomar ações para acompanhar as transformações, estabelecer massa crítica.
A cultura organizacional da empresa deve ter o enfoque gerencial em função de 5 pilares: produtos, processo, organização, sistema de liderança e comprometimento. Gerenciando a Qualidade a organização terá maior participação no mercado, aprimoramento da produtividade, eficiência na utilização de recursos, melhorias nos processos, se tornando assim mais efetiva, consequentemente aumentando a lucratividade.


Eliana Aparecida Cansian ? MSc. Engenheira de Alimentos.
Especialista em Gestão de Qualidade, Sustentabilidade do negócio e Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar. Diretora ATHUAR Treinamento e Assistência Tecnológica Ltda.

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