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Postado em 01 de Setembro de 2015 às 16h27

MASP, uma ferramenta gerencial de qualidade

Para manter a qualidade de seus produtos ou serviços dentro dos padrões e especificações exigidos pelos clientes consumidores o planejamento, o controle, o monitoramento e a busca de melhorias são fundamentais. O monitoramento e o gerenciamento dos processos operacionais de qualquer organização são premissas básicas para redução de deficiência produtiva e consequentemente a garantia de obtenção de produtos finais que atendam as especificações pré-determinadas e o controle dos indicadores de produtividade e qualidade. Neste aspecto, o planejamento e garantia da qualidade consistem na utilização de ferramentas e metodologia específica de Programas de Qualidade, tendo como objetivo a manutenção e continuidade da conformidade dos processos operacionais. Qualquer organização que procura estar dentro dos padrões de qualidade e conformidade dos seus processos produtivos e processos operacionais necessita realizar o Planejamento da Qualidade, sendo que, as características desta qualidade possam ser agregadas ao produto ou até mesmo ao serviço de cada etapa internamente de maneira a assegurar e garantir os seus principais indicadores.

Durante o Planejamento da Qualidade deve-se identificar o(s) problema(s) potencial, determinando quais são as causas, levando posteriormente a solução para a linha de produção para produzir um melhor produto e satisfazer as necessidades da cadeia do processo produtivo e buscar a melhoria continua, otimizando e melhorando as características do produto de forma que atenda os custos operacionais da empresa. A Metodologia de Análise e Solução de Problemas, também conhecido como MASP, é um método de solução de problemas de origem japonesa, uma vez que acabou sendo atribuída no Brasil a partir das décadas de 80/90. MASP é um roteiro complexo para resoluções de problemas nas empresas, tratando-se de uma metodologia para manter e controlar a qualidade de produtos, processos ou serviços. É um método prescritivo, racional, estruturado e sistemático para o desenvolvimento de um processo de melhoria contínua nas organizações, visando solução de problemas e obtenção de resultados otimizados com redução dos custos operacionais ou aumento do faturamento mensal/anual. O MASP é um caminho ordenado, composto de passos pré-definidos para identificar o problema, buscar as características que prejudicam a solução, testar as hipóteses para encontrar qual é a causa fundamental, bloquear através de um plano de ação efetivo, verificar efetivamente o bloqueio das causas fundamentais, padronizar a operação e concluir o trabalho, assim conseguindo o melhor resultado através da qualidade, produtos, processos ou serviços buscando sempre a Melhoria Contínua.

Portanto, a utilização desse método gerencial de qualidade para os processos produtivos é fundamental para quem busca melhorias continuas, o uso de uma metodologia estruturada, MASP, será sempre um diferencial gerencial de Qualidade em qualquer empresa.

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*Eliana Aparecida Cansian – MSc. Engenheira de Alimentos.
Especialista em Gestão de Qualidade, ISO 9001 e Sistemas de Gestão de Segurança dos Alimentos. Diretora ATHUAR Treinamento e Assistência Tecnológica Ltda.

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